top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarolina Schmitt Testoni

RESENHA: SIX OF CROWS

SINOPSE: A OESTE DE RAVKA, ONDE GRISHAS SÃO ESCRAVIZADOS E ENVOLVIDOS EM JOGOS DE CONTRABANDISTAS E MERCADORES......Fica Ketterdam, capital de Kerch, um lugar agitado onde tudo pode ser conseguido pelo preço certo. Nas ruas e nos becos que fervilham de traições, mercadorias ilegais e assuntos escusos entre gangues, ninguém é melhor negociador que Kaz Brekker, a trapaça em pessoa e o dono do Clube do Corvo. Por isso, Kaz é contratado para liderar um assalto improvável e evitar que uma terrível droga caia em mãos erradas, o que poderia instaurar um caos devastador. Apenas dois desfechos são possíveis para esse roubo: uma morte dolorosa ou uma fortuna muito maior que todos os seus sonhos de riqueza. Apostando a própria vida, o dono do Clube do Corvo monta a sua equipe de elite para a missão: a espiã conhecida como Espectro; um fugitivo perito em explosivos e com um misterioso passado de privilégios; um atirador viciado em jogos de azar; uma grisha sangradora que está muito longe de casa; e um prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida. O destino do mundo está nas mãos de seis foras da lei – isso se eles sobreviverem uns aos outros.


A oeste de Ravka, na ilha Kersh, fica Katterdan, uma capital dominada por mercadores e gangues. Kaz Brekker, o mãos sujas, é o mais alto comandante da gangue dos Dregs e do Posto 5, local que antes não era nada e que graças a Kaz, se transformou no local do Clube do Corvo, uma casa de apostas e a maior fonte de lucro para seu bando.


Brekker atrai a atenção do representante do conselho mercante, Van Eck, que faz uma proposta quase irrecusável para Kaz, para ir em uma missão praticamente impossível.


Preso em uma prisão impenetrável, está um famoso cientista que desenvolveu uma variação extremamente poderosa e perigosa de jurda, uma planta capaz de amplificar os poderes dos Grishas. Porém, essa variação, a jurda parem, está fazendo com que os usuários tornem-se extremamente dependentes e pior, está levando todos a morte.


Van Eck e o conselho mercante planejam recuperar o cientista e a fórmula para que possam ter o controle sobre essa droga. Kaz recruta seus melhores aliados para a missão, Inej, uma menina que foi separada da família e forçada a trabalhar em uma casa de prazer, que possui o talento de passar despercebida em todos os lugares possíveis e inimagináveis. Nina, uma grisha sangradora. Mathias, um Druskelle (caçador de grishas) acusado de traição. Wylan, um inteligente e poderoso armador de explosões e Jasper, o melhor atirador que Kaz já conheceu.


Havia apenas seis pessoas, mas mil maneiras de aquele plano insano dar errado.

Cada integrante da equipe tem sua razão para participar da missão. Uns buscam liberdade, outros a riqueza. Mas se falharem, um futuro tenebroso os aguarda. Será que a recompensa que tanto anseiam vale o risco?


Kaz e Inej, são dois lados de uma moeda. Ela é forte, determinada e corajosa. Sempre usufruindo de sua fé, tanto em deuses como em si mesma. Mesmo após ser separada da família ela não se permitiu quebrar. Está sempre aberta a amizades e às circunstâncias, e sempre diferenciando o certo do errado. Por outro lado, temos Kaz, insensível, perigoso e irônico. Com um passado tenebroso, ele evita qualquer contato com outras pessoas, seja ele físico ou emocional. Ele sempre tem o controle da situação e sempre faz parecer que o que quer que tenha ocorrido, era parte do plano. Devo dizer que ele se tornou um dos meus crushes literários muito facilmente, porque é muito notório o crescimento dele com o passar dos capítulos.


- Seu Deus é a ganância, Kaz.
- Não, Inej. A ganância se curva a mim. É minha serva.
- E a que Deus você serve, então?
- Qualquer um que me traga sorte.

Nina e Mathias também tem um passado turbulento. Como inimigos naturais, a solução seria simples. A morte do mais fraco. Mas o destino os colocou em uma situação de vida ou morte, que os levou a ter que trabalhar juntos, e, ouso dizer que a relação que se da entre os dois aqueceu meu coração. Mathias acaba sendo responsável por dizer ao grupo como invadir o território em que cresceu e que foi ensinado a amar, tem uma fé imensurável em seus costumes. Nina é uma grisha, e tem suas convicções muito fortes e estabelecidas. Ela é simplesmente perfeita. Determinada, confiante e poderosa. Com personalidades e vidas tão diferentes, o que será que o futuro planeja pra eles?


Eu fui feito para protegê-la. Somente a morte me impedirá de cumprir esse juramento.

Jasper e Wylan finalizam essa equipe tão misturada. Jasper é bissexual e adora brincar e provocar o amigo. Wylan é homossexual e foi expulso de casa por motivos misteriosos. No livro os dois formam uma equipe formidável, Wylan com suas explosões e Jasper com sua mira perfeita. Juntos, eles conseguem tirar o grupo de muitas enrascadas.


Melhor verdades terríveis do que mentiras gentis.

O final do livro superou todas as minhas expectativas!! Tenho que admitir que a autora me ganhou de forma imediata. Tanto com os personagens que mesmo com realidades tão diferentes, formam uma equipe perfeita quanto com a história, que a cada página se tornou mais incrível.



Título: Six of Crows

Autor (a): Leigh Bardugo

Editora: Gutenberg

Páginas: 376

Ano: 2016

Nota: 5,0

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page