top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarolina Schmitt Testoni

RESENHA: OS SEIS FINALISTAS

SINOPSE: Mudanças climáticas tornam nosso planeta inabitável, as grandes cidades do mundo estão debaixo d'água. Num último esforço para encontrar um novo lar para a humanidade, a Missão Especial mais audaciosa da história é lançada: a colonização de Europa, uma das luas de Júpiter. Agora, no Centro de Treinamento Espacial Internacional (CTEI), 24 adolescentes brilhantes foram recrutados e se preparam para disputar seis vagas na equipe que deixará para sempre a Terra carregando o futuro da raça humana. Leo, um nadador italiano profissional, não vê a hora de encarar esse desafio, depois de perder a família inteira numa inundação. Já Naomi, uma americana de ascendência iraniana - e gênio da ciência -, tem muitas suspeitas com relação ao CTEI, após uma missão semelhante falhar em circunstâncias misteriosas. Na medida em que o treinamento testa os limites de cada um e a tensão aumenta entre os astronautas, a amizade dos dois se torna essencial para enfrentarem o que está em jogo: a humanidade, a Terra e suas vidas.


Estamos em guerra com o nosso meio ambiente.

O mundo está em colapso: enchentes, terremotos, tsunamis, vulcões em erupção. Os seres humanos ignoraram todos os avisos sobre estarem abusando da natureza e agora, percebem de que forma ela pretende retribuir.


O livro é incrível. Devo dizer que fiquei presa a ele desde o início. Primeiro, porque ele trata de questões que nos preocupam atualmente, e, segundo, porque a autora conseguiu desenvolver personagens INCRÍVEIS e super bem construídos, que me levaram a sentir a angústia e a felicidade deles.


Para tentar salvar a humanidade, as principais agências espaciais do mundo se unem e desenvolvem uma missão para uma das luas de Jupiter, a Europa, em que ninguém nunca pisou e que, apesar de ter a superfície congelada, possui um oceano por baixo e uma crosta habitável.


Todos nós estamos lutando juntos agora... lutando para salvar a raça humana.

Mas os cientistas afirmam que apenas jovens podem sobreviver as condições deste planeta, devido a uma bactéria que está em sua atmosfera. Para dar cabo disso, 24 jovens das mais diversas nacionalidades, culturas e etnias, são selecionados por suas habilidades únicas. E dentre esses, apenas os 6 mais habilidosos e brilhantes irão para essa incrível jornada.


Entre esses jovens, temos Leo e Naomi, cada um com uma visão do recrutamento. Por um lado, temos um garoto que perdeu tudo o que conhecia. Seus pais e sua irmã morreram em um tsunami, e agora ele vê nessa missão sua chance de ser alguém. Por outro lado, temos uma garota cujo irmão está doente e precisa de sua ajuda, e toda a sua família está ao seu lado, e portanto, ela fará de tudo para não ir até Europa e abandoná-los.


Você do se dá conta de como está envolvido com o lugar de onde é quando ele é tirado de você.

Com o passar do livro, vamos percebendo, junto com os personagens, principalmente com Naomi, que algo nessa missão não está certa e quando alguns colegas começam a apresentar comportamentos estranhos, isso se torna um fato. Correndo contra o tempo, Naomi e Leo precisam descobrir quais os reais planos das agências espaciais e como eles se encaixam nisso.


É muito errado da minha parte eu me perguntar se existe alguma forma de ter o melhor dos dois mundos.... a garota e a missão?

Gostei bastante de como a autora explorou a colonização de um lugar diferente de Marte - que a propósito, no livro, é explicitado que a missão anterior, que tinha esse objetivo, falhou miseravelmente - tornando o livro bem diferenciado.


A narração é alternada entre Leo e Naomi, que são como água e vinho, emoção e razão, calma e nervosismo. Foi bem interessante ter as perspectivas dos dois, principalmente por causa disso.


Agora eu sei outra vez o que é ter medo de perder algo. Tenho esse sentimento desde que conheci você.

Um romance vai se estabelecendo, mas nada que interrompa o fluxo e o objetivo do livro.


Estar com ela é como voar em gravidade zero, mesmo quando meus pés estão plantamos firmes no chão.

O foco do livro se da no treinamento de cada um dos 26 jovens, então não temos muitos detalhes de Europa, mas mesmo assim, o pouco que foi comentado já despertou muita curiosidade em mim, e com certeza vou ler o próximo livro.



Título: Os seis finalistas

Autor (a): Alexandra Monir

Editora: Jangada

Páginas: 328

Ano: 2018

Nota: 4,4

Link para compra na Amazon: https://amzn.to/38DyRhc

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page