top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarolina Schmitt Testoni

RESENHA: NONA CASA

SINOPSE: Criada nos arredores de Los Angeles por sua mãe hippie, Galaxy “Alex” Stern abandonou a escola cedo e se envolveu no perigoso submundo das drogas, entre namorados traficantes e empregos fracassados. Além de tudo isso, aos vinte anos ela é a única sobrevivente de um massacre terrível, para o qual a polícia ainda não encontrou qualquer explicação. Alguns podem dizer que Alex jogou sua vida fora. No entanto, a garota acaba recebendo uma proposta inusitada: frequentar Yale, uma das universidades de maior prestígio do mundo... e com uma bolsa integral. Alex é a caloura mais improvável de uma instituição como essa. Por que logo ela? Ainda em busca de respostas, Alex chega a New Haven encarregada por seus misteriosos benfeitores de monitorar as atividades das sociedades secretas de Yale. Suas oito tumbas sem janelas são os locais mais frequentados pelos ricos e poderosos, desde políticos de alto escalão até os maiores magnatas de Wall Street. Alex descobrirá que as suas atividades ocultas nesses lugares são mais sinistras e extraordinárias do que qualquer imaginação paranoica poderia imaginar. Eles mexem com magia negra. Eles ressuscitam os mortos. E, às vezes, eles atormentam os vivos.



Bom, ta aí um livro que foi uma surpresa. Conheci Leigh Bardugo com a duologia de Six of Crows, pela qual me apaixonei. Mas nesse livro, o universo da autora saiu completamente do mundo Grisha, para se instalar em um tipo completamente diferente de magia. Uma magia antiga, que se baseia em rituais, drogas, alucinógenos e, como em tudo no mundo, é controlada pelo dinheiro e pelo poder.


Uma mentira não é uma mentira até que alguém acredite nela.

O livro é contado em terceira pessoa ora pela personagem principal Alex, ora por Darlington, intercalando entre o passado (Darlington) e o presente (Alex) das quatro estações do ano. A escrita é um pouco melancólica, principalmente devido ao passado dos personagens, mas os acontecimentos obrigam o leitor a continuar.


Como sempre, a autora tem muita diversidade com relação aos seus personagens, e sua principal característica é criar personagens femininas fortes. A personagem principal, Alex, é aquela garota totalmente fora dos padrões de "mocinhas". Drogada, com notas baixas, brigona e que pode ver os mortos. Com um passado sombrio e tóxico, essa personagem demonstra sua força e coragem através das passagens.


Lidar com fantasmas era como andar de metrô: não faça contato visual. Não sorria. Não se envolva. Do contrário, nunca se sabe o que pode segui-lo até em casa.

Além dela, temos Darlington, o menino de ouro da Lethe, inteligente, corajoso e fiel. Ele é o responsável por ajudar Alex a entender os seus poderes. Embora fique claro que o atrito entre ele e Alex são algo mais, isso - infelizmente - não foi explorado nesse primeiro livro.


Alguém não disse que o amor era uma ilusão compartilhada?

Esse livro é extremamente pesado. Homicídio, vício em drogas, estupro, possessão demoníaca, exposição, tudo isso em um mar de plot twist que me deixaram de queixo caído. Tenha em mente que esse não é um livro de romancinho sobrenatural, mas sim um suspense incrível e sangrento que acaba tendo a interferência do mundo sobrenatural.


Não há porta que o demônio não conheça. Ele sempre está esperando para entrar.

Logo no início, somos inseridos na Lethe, uma organização governamental onde o mágico e o mundano se encontram. A principal responsabilidade da Lethe, assim como a de sua mais nova recruta, Alex, é impedir que a magia das nove casas fundamentais de Yale (sim, a universidade) não ultrapasse dos limites e das regras.


Cada casa possui sua magia baseada em algum gatilho, algumas são mais sujas e perigosas que outras. Sendo as 5 principais:


1. Crânio e Ossos: magia com entranhas humanas e animais.

Ricos ou pobres, somos todos iguais na morte.

2. Chave e Pergaminho: magia de portal, projeção astral e etérea.

Tenha poder para iluminar essa terra escura, e poder no mundo dos mortos para torná-lo vivo.

3. Livro e Serpente: Necromancia e conjuração de ossos.

Tudo muda, nada perece.

4. Cabeça de lobo: teriantropia (metamosfose).

A força da matilha é o lobo. A força do lobo é a matilha.

5. Manuscrito: magia de espelhos e encantamentos.

O sonho nos entrega ao sonho, e não há fim para a ilusão.

A jornada de Alex começa com um homicídio que a princípio não tem nada a ver com as casa, mas algo dentro de Alex diz o contrário. Uma menina foi morta, uma esquecida, uma drogada, uma como ela. E no fundo de sua alma, Alex sabe que isso é só o começo.


A Nona casa é um livro cheio de mistérios do início ao fim. Alex sobrevivendo em um triplo assassinato, o mistério das casas, um assassinato sem explicação e o desaparecimento de um importante integrante da Lethe. Tudo está conectado e tudo está para mudar.


Enquanto o jardim do Éden pode estar fechado, o inferno está sempre aberto.

Devo dizer que, se você procura algo leve, está no livro errado. Nesse livro incrível de Leigh Bardugo, o sangue, a crueldade e a exposição são servidos livremente. E a morte é a sobremesa.

Mors irrumat omnia - A morte fode a todos nós.

O livro termina com um gatilho incrível e eu já estou esperando ansiosa para a continuação.


Quem está pronta para ir ao inferno?

Título: Nona Casa

Autor (a): Leigh Bardugo

Editora: Minotauro

Páginas: 432

Ano: 2020

Nota: 5,0

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page