top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarolina Schmitt Testoni

RESENHA: MENTIROSOS

SINOPSE: Na família Sinclair, ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado. Mas talvez isso seja mentira. Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.


Meu psicológico foi DESTRUÍDO após esse livro.


Faz um bom tempo desde que li um livro que possuísse tanto mistério e que promovesse um fim tão CRUEL.


Bem vindo a bela família Sinclair.
Ninguém é criminoso.
Ninguém é viciado.
Ninguém é um fracasso.

Os Sinclair são uma família rica, poderosa e sofisticada. Nessa família, ninguém é menos que perfeito, ou pelo menos, todos agem como tal. A família possui uma ilha particular, Beachwood, onde todos se encontram durante o verão e, no meio dessa complicada família, temos a protagonista do livro, Cadence Sinclair.


Cady é uma menina normal, que cresce ao lado de seus primos, Johnny e Mirren, e seu amigo Gat, aproveitando verões incríveis em Beachwood. Juntos, são conhecidos como "mentirosos" pelas suas tias. Tudo ia muito bem entre eles, até o verão dos quinze.


Nós somos mentirosos. Nós somos lindos e privilegiados. Nós estamos rachados e quebrados.

No fatídico verão de quando todos tinham quinze anos, Cady sofre um misterioso acidente do qual não consegue se lembrar. Além disso, a garota perde TODAS as memórias daquele verão, e ainda, adquiriu enxaquecas insuportáveis desde o acidente.


Eu vou ficar bem, eles me dizem. Eu não vou morrer. Só vai doer muito.

Com o objetivo de precaver a filha de sofrer mais ainda indo para ilha, a mãe deixa Cady longe por dois anos. Mas, após muita discussão, finalmente aceita levá-la novamente para Beachwood.


Na ilha, Cadence reencontra seu grupo de mentirosos e juntos, eles começam a relembrar do que aconteceu naquele acidente e o porquê de Cady não se lembrar de nada.


A ilha é nossa. Aqui, de alguma forma, somos jovens para sempre.

Só consigo sentir uma dor em meu coração com o desfecho do livro. Eu esperava que o livro fosse ter um encerramento pesado, mas confesso que não me preparei para ESSE FIM. E chorei durante TODA a parte cinco.


Os personagens do círculo dos mentirosos são incríveis, e confesso que me apeguei muito a eles. E confesso que estava torcendo pelo romance que se desenvolvia no livro.


Seja um pouco mais gentil do que precisa ser.
Não aceite um mal que pode mudar.
Sempre faça o que tem medo.

Além de todo o mistério, o livro trata de assuntos de famílias problemáticas, onde o dinheiro é mais importante que tudo e as posses definem seu valor dentro da família. Mas também fala sobre crescimento pessoal, aceitação e resiliência. Fala sobre como somos enganados por coisas brilhantes, flores e presentes, quando na verdade, deveríamos prestar atenção na quantidade de falhas e preconceitos que nos cercam e lutar contra tudo isso.


Se você quiser viver em um lugar onde as pessoas não tenham medo de ratos, deve abrir mão de viver em palácios.

Foi extremamente gratificante a forma com que os mentirosos começaram a entender a realidade deles dentro da família. Como fantoches de suas mães que só pensavam em como conseguir a maior parte da herança. Mas, o que mais me surpreendeu, foi como os quatro perceberam como a família estava perdida. Sem mais amor, união ou paz. Apenas essa guerra social em busca da melhor casa ou da maior mesada.


O livro fala sobre privilégios, preconceitos, intolerância, amizade e amor. Fala de perda, luto, depressão e de como é possível perder tudo em questão de segundos e de algumas garrafas de vinho.


Reduzimos um símbolo a cinzas.

Indico esse livro pra qualquer leitor. É uma leitura fluida e intrigante, que é impossível de largar, mas também digo: SE PREPAREM PRO TOMBO.



Título: Mentirosos

Autor (a): E. Lockhart

Editora: Seguinte

Páginas: 272

Ano: 2014

Nota: 4,7

Link para compra na Amazon: https://amzn.to/37Apn5U




27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page