top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarolina Schmitt Testoni

RESENHA: CARAVAL

SINOPSE: Tudo o que você já ouviu sobre Caraval, não se aproxima da realidade. É mais do que um jogo ou uma performance. É o mais perto que você chegará da magia neste mundo... Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele. Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível. O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada




O livro começa com a história de duas irmãs Scarlett e Donatella Dragma, cujo pai é extremamente abusivo e cruel. Ele é o governador da pequena ilha de Trisda. Com a fuga de sua mãe quando eram pequenas, as duas se agarram às histórias contadas por sua avó sobre Caraval.


Scar cresce protegendo sua irmã mais nova e todo ano envia uma carta ao dono de Caraval, o Mestre Lenda, tentando convencê-lo a vir para pequena ilha de Trisda como presente de aniversário de sua irmã, mas nunca recebe nenhuma resposta. Até que um dia, essa resposta chega, e a vida de Scar muda para sempre.


Scarlett agora está noiva de um rico conde que promete tirar ela e sua irmã das garras de seu cruel pai, mas para ir a Caraval, deve sair imediatamente, ou não terá tempo de chegar até a ilha particular de Lenda, a Isla de Los Suenos. Com medo de enfurecer seu pai fugindo para o show, Scar tenta convencer sua irmã a não ir, mas é em vão, Tella já tem sua decisão tomada e junto com Julian, um marinheiro de caráter duvidoso, sequestra a irmã para seguir nessa aventura.


Nada do que fazemos é seguro. Mas isso vale o risco. Você esperou a vida inteira por isso, desejou a cada estrela cadente, rezou para que cada navio entrando no porto fosse a nau mágica que carrega os misteriosos atores do Caraval. Você quer isso ainda mais do que eu.


Logo quando chegam na Ilha, Scar e Tella se perdem uma da outra, para desespero da irmã mais velha. Ela e Julian partem em direção ao jogo, já que acreditam que irão encontrar Tella lá, mas ao chegar em Caraval, percebem que isso será muito mais difícil do que esperava. O desafio da vez é encontrar Donatella Dragma e como prêmio, será concedido um desejo àquele capaz de fazê-lo.


Julian e Scarlett partem nessa aventura juntos, mas logo começam a acontecer coisas que não podem ser explicadas, para desespero de Scar, que já se encontra nervosa, pois não pretendia ficar mais dias em Caraval, já que seu casamento estava chegando. No início, Tella me parece alguém que age na emoção, enquanto Scar age na razão, o completo oposto uma da outra, mas no fim do livro, percebi que elas são mais parecidas do que imaginei.


Sem saber exatamente quanto já estava apaixonada, imaginou que amá-lo seria como se apaixonar pela escuridão, assustadora e voraz, mas absolutamente linda quando as estrelas surgiam.

Esse livro ganhou meu coração, tenho que admitir. Ele é diferente de tudo que eu já li, o que torna a leitura dele uma maravilhosa surpresa. Com personagens envolventes e uma linguagem de fácil entendimento, a autora me prendeu durante todo o livro. Cada capítulo traz uma surpresa cativante que nos faz perguntar o que é real e o que não é, tornando tudo ainda mais impressionante.


Ninguém é verdadeiramente honesto — respondeu Nigel. — Mesmo se não mentirmos para os outros, mentimos para nós mesmos. E a palavra boa significa coisas diferentes para pessoas diferentes.

Caraval foi um dos livros que devorei em um dia, porque simplesmente não conseguia parar, sou muito curiosa, e como nunca sabia o que ia acontecer em seguida, eu ia lendo. Toda vez que eu achava que tinha entendido algo, o livro mudava e eu me sentia no jogo, como a própria personagem.


No entanto, mesmo as coisas que podem alterar nossa trajetória são vistas pelo futuro — prosseguiu Nigel. — Não é o destino, é simplesmente o futuro observando aquilo que mais desejamos. Cada pessoa tem o poder de alterar o destino se for corajosa o bastante para lutar pelo que deseja acima de tudo.

Só tenho que agradecer a autora Stephanie Garber pela história cativante que criou! Mal posso esperar pra ler a continuação.


✩✩✩✩✩

Título: Caraval

Autor (a): Stephanie Garber

Editora: Novo Conceito

Páginas: 252

Ano: 2017

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page